domingo, 29 de setembro de 2019

Rui David, não há longe nem distância



Sim, a vida dá mesmo voltas. E são boas, muitas das voltas que a vida dá. Como esta, a volta que o Rui e eu demos até nos voltarmos a cruzar!

Crescemos na mesma rua, prédios geminados. O Rui tem mais 7 meses do que eu.

Fomos colegas de turma nos primeiros quatro anos de escola, a sempre marcante escola primária. Muito bons alunos, amigos, sempre em busca de saber mais e crescer melhor.

A mudança de escola colocou-nos mais distantes e os caminhos foram-se afastando. Eu interessei-me por umas matérias, o Rui por outras. Na universidade, eu fui para Lisboa, o Rui foi para Sul.

Julgo que terá sido durante a universidade (leio na wikipedia, 1996, com disco em 1999) que o Rui, o seu irmão João e uns quantos amigos de Setúbal se lançam nesse lindíssimo projeto que foi os Hands on Approach.

Durante uns anos, muitos em Portugal cantaram com gosto "Wonder Moon" e outras grandes faixas. Em Setúbal, os Hands on Approach foram o nosso símbolo naquela ocasião.


Pude ver o Rui e o grupo durante uns quantos concertos e vibrar com todos eles. Nalguns, o Rui, do palco, dizia com os olhos "Bom ver-te aí, Nuno!".

Já passaram quase 20 anos. Os Hands on Approach viveram o seu projeto (há não muito tempo, juntaram-se para encher o Fórum da cidade num concerto único de memórias). E eu voltei a passar tempo sem ver o Rui.

Até que o vejo, em trabalho, fotógrafo profissional, num casamento de uma amiga, há um par de semanas. E que surpresa boa foi!!!

Combinámos um almoço, para contrariar o risco de mais 20 anos de distância, mesmo que entre nós não haja esse conceito de longe nem distância, porque a amizade esteve sempre presente. Vamos cruzar percursos, opções, passados distantes e futuros talvez próximos. E vamos agradecer ao destino que nos juntou.

Este encontro imprevisto de há dias já permitiu, por exemplo, que o Rui me desse a conhecer esta sua mensagem forte a favor da causa que é a defesa ambiental do nosso querido Sado (a divulgar!):



Obrigado pela tua boa energia junto de todos nós, Rui. Somos o que damos e partilhamos, e tu tens-nos dado muito. 

E, de ti, só podia ser mesmo assim :).


2 comentários:

  1. Adorei amigo.
    A amizade é mesmo isso. O tempo passa mas o sentimento permanece.
    Abraço a ti Nuno e claro ao Riu também.

    ResponderEliminar